Perder a vontade de comer, sentir-se enjoado e emagrecer é um sinal de ansiedade?

Perder a vontade de comer, sentir-se enjoado e emagrecer é um sinal de ansiedade?
segunda-feira, 13/02/2017 - FONTE: Minha Vida

Antes de mais nada, é preciso entender, quando este enjoo e falta de apetite ocorrem? Qual a frequência e como estes sintomas estão impactando na vida.

É preciso, também, buscar uma avaliação de um gastroenterologista e certificar-se primeiramente se está tudo bem no organismo físico, antes de firmar um quadro puramente emotivo.

ansiedade é um quadro emotivo natural do ser humano. Necessitamos ter ansiedade para nos mover, construir, criar, concluir e até mesmo para nos prevenir e defendermo-nos no dia a dia e para descansarmos. Usamos a ansiedade tanto para acordar quanto para ir dormir, para comer ou controlar a comida. O que nós observamos, com atenção ,é sua intensidade (excesso ou ausência), seus sintomas, frequência e impacto na vida.

A ansiedade tanto pode nos mover para enfrentar algo, para fazermos mais, como pode agir inversamente, atrapalhando ou barrando momentos em nossas vidas, como deixar de comer, ou deixar de ir a algum lugar ou de fazer algo.

Um quadro ansioso possui uma diversidade de sintomas, mas normalmente, ouvimos mais sobre o quanto a ansiedade descontrolada reflete no excesso alimentar.

Porém, há também diversos casos com reações inversas, onde um quadro ansioso inibe e reduz as atividades cotidianas, como a alimentação. Este quadro de mal estar e enjoo, e redução no apetite, podem ser sintomáticos e um alerta para algum outro porém em sua vida.

Após uma avaliação fisiológica e caso os sintomas estejam interferindo em sua saúde, em sua vida, é importante ouvir um profissional da área de psicologia ou psiquiatria para te ajudar a entender melhor sobre o que ocorre e então receber uma orientação sobre um tratamento adequado.

COMPARTILHE